Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1606 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Pedra do Elefante (Jacuba Menor)

Ampliar imagem Pedra do Elefante (Jacuba Menor)
Pedra do Elefante (Jacuba Menor)
Cadastrada por: Paulo Tesch, em 27-11-2017 às 16:02
Descrição:

Excelente opção de escaladas na serra fluminense para quem mora em Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Teresópolis e região. Fácil acesso pela BR-040. Lindo maciço de excelente granito que forma um par de cumes também conhecidos por Jacuba Maior (1.460m - corcova) e Jacuba Menor (1.380m - cabeça) do Taquaril. Seguindo pela BR-040 no sentido Juis de Fora, é facilmente avistado na altura do Castelo de Itaipava, de onde o perfil de um elefante fica óbvio, com sua cabeça voltada para o vale do rio Piabanha. Na cabeça estão as vias com agarras e aderências típicas das escaladas de Petrópolis, de nível fácil (a partir do II grau) a difícil, entre vias esportivas, Boulders e longas vias de parede. O acesso é feito pelo Abrigo do Elefante, que mantém uma trilha sinalizada e promove a conservação do ambiente natural em torno da montanha, tendo sido um dos principais incentivadores à criação do Parque Natural Municipal da Pedra do Elefante. O ponto mais alto do maciço fica na corcova e o acesso pode ser feito por uma caminhada semipesada, mas com alto grau de exposição.

Para acessar as vias do Setor Pic-nic (Boulders), clique aqui.

Como chegar à base: Saindo do centro de Petrópolis, seguir pela rodovia BR-040 em direção a Itaipava, prosseguindo pela rodovia até a saída para a estrada União e Indústria antes do pedágio de Areal. A partir da União e Indústria (estrada velha), dirigir sentido Posse e entrar à direita na estrada do Taquaril, subindo por 2 km até o Abrigo do Elefante. Vindo pela BR-040, ao entrar na União e Indústria, virar à direita após o 3º quebra-molas. Na esquina da Estrada do Taquaril, há um bar chamado “Cachoeiras Bar”. E em frente ao Abrigo, existe uma pizzaria (à lenha) chamada "Pizzaria da Pedra".